sábado, 6 de junho de 2009

Instalando NetBeans em Linux

NetBeans é um ambiente de desenvolvimento completo, muito usado e veja mais na wikipedia. Nas palavras do site oficial "The only IDE you need! Runs on Windows, Linux, Mac OS X and Solaris. NetBeans IDE is open-source and free."

Baixe ele aqui: http://www.netbeans.org

A instalação não tem mistério, você baixa do site o pacote mais adequado para o seu uso (beixei o completo), abre o terminal (com root) e manda executar o ".sh" de instalação. Um assistente gráfico lhe ajudará daqui por diante.

Veja que aqui entrei como root e mandei executar o instalador.


Interface abre, e aí dou sequência a instalação.


Aqui estou instalando a IDE completa, suporte a Java, PHP, Ruby, C/C++ ...


Leio e aceito a licença.


Para mim, ao chegar nessa tela não deixava avançar porque não tinha encontrado onde estavam os arquivos do JDK (dentre outras coisas aqui está o compilador para Java), então como eu já tenho o JDeveloper instalado, indiquei o diretório do JDK que vem com o JDeveloper. Enfim, caso o botão "próximo" não esteja abilitado, você terá que instalar ou indicar onde está o JDK.


Guarde essas informações (ou salve essa figura aqui do blog) para caso precisar.


Siga em "próximo"


E "Instalar".


Vá fazer um cafézinho, assistir a propaganda na novela ou assistir um episódio do Chapolin Colorado, navegue no orkut, facebook, twitte alguma coisa ... (aguarde)


Conforme quiser, desmarque os checkedboxes e vá em "terminar".


Pronto! Instalado! O NetBeans provavelmente está no grupo "Desenvolvimento" no menu do seu computador.


Como instalei completo, vai demorar um pouco para abrir, mas vale a pena, é uma ótima IDE, a maioria dos tutoriais de Java na internet são usando NetBeans, porque realmente é a "IDE padrão".


Aqui mandei abrir um exemplo. Componentes, eventos e propriedades dos objetos no painel a direita, artefatos do software a direita. Bem familiar não (clique na figura para ampliar)?


Para executar/compilar aperte o "play".


Aqui também a IDE é bem carregada, muitos componentes, um pouco diferente de trabalhar em relação ao JDeveloper, mas é coisa pouca, ainda falaremos sobre isso aqui no blog.

E aí pessoal, precisa fazer um "Hello world!" com NetBeans?

Qual IDE você prefere? Confesso que ainda não tenho opinião plenamente formada.

Até o próximo!

Um comentário:

  1. Se vc estiver em uma distribuição Debian, ou derivada (ubuntu - ou derivada ;] ) poder mandar instalar o JDK antes do NetBeans

    apt-get install sun-java6-jdk

    Aí aquele tela do caminho do JDK já vem certinho, só dar next.

    ResponderExcluir