terça-feira, 2 de junho de 2009

Instalando JDeveloper 11 em Linux

Neste primeiro post útil vou mostrar como instalar o famoso ambiente de desenvolvimento para Java da Oracle, o JDeveloper.

Antes ainda da Oracle comprar a Sun (que produz o Java) a Oracle comprou os fontes do JBuilder que era da Borland e transformou no que é hoje o JDeveloper. A Wikipedia esclarece um pouco mais. Eu particularmente não gosto de IDE escrita em Java porque ela geralmente é lenta! Ainda não tive nenhuma experiência que me provasse o contrário.

O JDeveloper é free, pode ser baixado no site da Oracle neste link. Você só precisa se cadastrar antes. Como é feito em Java, roda em Windows, Linux, Mac OS e outra possível plataforma que roda Java. Precisa do JDK, mas vem junto com o pequeno pacote a ser baixado, normalmente algo como 700MB.

Em Windows a princípio não haverá um post de "como instalar", pois segue o padrão NNF (next, next, finish).

Baixadado o pacote (o ".bin") que é mais fácil. Abri uma tela no terminal, loguei como root porque a instalação vai precisar criar diretórios, arquivos em locais que só o root tem acesso por padrão. Em seguida é só mandar executar o instalador, no nosso caso "./jdevstudio11110install.bin".



Ele vai descompactar em algum lugar temporário e abrirá uma tela gráfica para darmos continuidade a instalação. Nesta primeira tela apenas "next".



Como estamos logados como "root" (no console que iniciou essa instalação), ele sugere para instalar em "/root", achei que não era um bom local e troquei para "/usr/local", conforme figura a seguir. Fazendo esse ajuste clique em "next".


Nesta outra tela nos pede sobre a instalação, como eu não sei ainda o que vou precisar, escolho a instalação completa.


Agora ele nos dá a ultima chance de se arrepender, e nos pede para confirmar as configurações da instalação. É isso mesmo, aperte "next".


Mais informações sobre a instalação, vai verificar se minha máquina tem disco suficiente para a instalação escolhida. Na versão 11, instalação completa, como pode ver ele precisa de praticamente 1GB de disco! Siga no botão "next".


Se quiser fique lendo as propagandas que aparecem nas telas a seguir, ou vá buscar um cafézinho. Aguarde.... (bastante).


Pronto! Instalação feita! Agora vamos executar nossa IDE pela primeira vez! (lembre, estamos com root). Deixe o checkedbox marcado e clique em "done".


Agora vai abrir uma tela com algumas opções, que de momento não nos interessam. Escolha a primeira que deve começar a rodar o JDeveloper.


A primeira vez que um usuário abre o programa ele pede "como" ele deve organizar o layout da IDE (da para mudar depois). A maneira padrão que é como ele sugere é boa. Se você tiver um monitor grande ou dois monitores, melhor ainda, porque a IDE é bem "carregada" tem muita coisa. Desmarque o checkedbox que diz se é ou não para pedir toda vez ao iniciar essa configuração. Clique "ok".



Perceba que o instalador acabou (veja na tela de baixo, o cursor já foi liberado), e agora um novo processo está rodando. Se demorar a abrir, acalme-se, é a primeira vez que está abrindo o programa, depois demora um pouco menos.


Da mesma forma, como é a primeira vez, ele nos pede se queremos migrar as configurações de uma instalação antiga, neste caso como não temos uma instalação antiga, não tem porque (escolha "no").


Finalmente carregando a IDE! Aqui no meu computador (P4 HT 3.0 Ghz, 2 GB RAM) a IDE carrega MUITO mais rápido no linux (Mandriva 2009 Power Pack) que no Windows (xp sp3).


E.... rufem os tambores! Instalado!


Se você leu até aqui, obrigado pela persistência! mas temos mais alguns ajustes. Feche a tela da IDE, feche o terminal que tinha aberto antes. Agora vá procurar o JDeveloper nos menus [tempo]. Não achou? Eu também não!

Como resolver isso? Faça um atalho (onde quiser, eu fiz no Desktop) para o executável do JDeveloper. Para isso no gnome, clique com o direito em "novo lançador" e ajuste o caminho para "/usr/local/Oracle/Middleware/jdeveloper/jdev/bin/jdev" onde "/usr/local" é o caminho da instalação que escolhemos antes e "jdev" é o executável.


É isso pessoal! Instalação ok. Agora já da para começar a estudar Java e podemos praticar um pouco.

Até o próximo!

Um comentário:

  1. Grande Helton, agora acho que vou migrar de vez para o Mandriva enquanto o Ubuntu não melhora um pouco mais a parte de conexão 3G, no Mandriva funciona de prima!! Até.

    ResponderExcluir