quarta-feira, 3 de junho de 2009

Hello World com Jdeveloper

Novamente Olá!

Vamos fazer um "olá mundo" em Java usando a ferramenta que instalamos no post passado. Não vai ser "explicado" porque das coisas, é mais para "inaugurar" o novo programa instalado.

Bom, primeira coisa então, abrir o JDeveloper. Vale lembrar que quem usa em Windows ou outro sistema operacional, o procedimento é o mesmo, já que esse texto é focado na ferramenta.


JDeveloper aberto, vá no menu em "file>new". Na tela que se apresenta escolha "Generic Application".


Agora ele nos pede onde salvar os arquivos do nossa aplicação, criei aqui uma pasta qualquer e indiquei esse caminho. Avançe em "next".


A próxima tela é a do projeto. Uma aplicação no conceito do JDeveloper pode ter vários projetos, esse projeto se chama "teste" e vai ser salvo na pasta "teste" (dentro de /home/helton2/javatestes/). Aqui também podemos adicionar "quais tecnologias" o nosso programa vai usar. No nosso caso nenhuma, só o "core" da linguagem em sí. Avançe em "finish".


Perceba que na lateral foi criado "teste", que é o nosso projeto, agora temos que efetivamente dizer "do que é composto" esse nosso aplicativo. Então como botão direito em cima de "teste" (lateral direita), clique em "new". Na tela que se abre escolha "Java Class". Siga em "ok".


Hora de criar a classe principal de nosso programa. Perceba que o nome de uma classe, segundo a nomenclatura padrão do Java deve iniciar com uma letra maiúscula, e se aplicam aqui todas aquelas regras de nomes de variáveis das outras linguagens de programação. Criamos então a classe "Hello", marque a opção "generate Main method" e de "ok". Aqui o conceito é igual em C, main é a função (no caso de java método) principal, ela que chama, execute, invoca todo o restante do programa. Todo programa deve ter uma "main".


Agora o JDeveloper criou um pouco de código para nós, a declaração do pacote (qualquer dia falamos disso), a declaração da classe pública "main" que se chama "Hello" e dentro dela o método construtor, e abaixo ainda o método estático (qualquer dia falamos disso) main.


É dentro da main que entra nosso código de "olá mundo". o comando é o seguinte:
System.out.print("Ola mundo");

Clique e veja a figura abaixo um pouco maior. Para executar tem um botão verde, um "play". Clique lá, vai compilar e executar nosso teste. A saída do nosso programa é na parte inferior do programa. Veja que está destacado na tela "Hello World! Java is Here!".


Missão cumprida, Hello word em Java com JDeveloper não é mais mistério!

Até o próximo.

Um comentário: