quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Instalando JDeveloper 11g no Windows

Olá pessoal, este é meu primeiro post aqui no Foo Java e, apesar do Helton ter dito em seu post (recomendo a leitura) que não haveria um tutorial de instalação para Windows pois segue o padrão NNF, vou colocar aqui os passos e algumas dicas para deixar seu Windows pronto para programar em Java, bem, vamos lá!!

Na minha máquina estou utilizando Windows 7 mas sei que funciona em XP e Vista também, abaixo disso não sei. Para começar é necessário se cadastrar no site da Oracle e fazer o download do JDeveloper (download - 993 MB) e do JDK (download).

Feito os downloads, primeiramente instalamos o JDK (NNF) e após ir até a pasta bin da instalação que provavelmente será "C:\Program Files\Java\jdk1.5.0_14\bin", copie este caminho, depois abra propriedades do sistema (Super+pause+break), clique em "Configurações avançadas do sistema" que está no lado esquerdo, veja imagem.


Vai abrir um nova janela, abra a aba "Avançado" e depois clique em "Váriaveis de Ambiente...", nesta nova janela procure por "Path" nas variáveis do sistema, selecine e clica em editar, vai abrir uma nova janela, adicione um ponto e vírgula (;) ao final do que já estiver ai dentro e depois cole o caminho que está guardado na memória (bin JDK) conforme imagem abaixo.


Clique em Ok, Ok e Ok e pronto, vamos agora testar se foi instalado corretamente, no prompt de comando digite os seguintes comandos: "java -version" e "javac -version", um de cada vez, deve aparecer algo semelhante a imagem abaixo se estiver ok.


Vamos agora instalar o JDeveloper em si (NNF), na primeira vez vai pedir para selecinoar qual interface carregar e tal, isso tudo você já viu no post do Helton Instalando JDeveloper 11 em Linux, no Windows é semelhante.

Bom pessoal, quando aprender algo novo (Java) que o Helton ainda não tenha escrito aqui eu volto, se quiser dar uma passada no meu blog clique em Blog do Bolívar!


Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário